Reflexologia podal
(MASSAGEM TERAPÊUTICA AOS PÉS)
O que é?
A reflexologia é um método terapêutico holístico, desenvolvido nos Estados Unidos da América, pela fisioterapeuta Eunice D. Ingham, que se baseia no princípio da existência de zonas reflexas localizadas nos pés e nas mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo.
Conhecido originalmente como terapia por zonas de reflexos, consiste em pressionar e massajar os pontos dos reflexos nos pés. O dicionário define a palavra “reflexo” como uma “contração muscular não voluntária devida a um estímulo externo”. No entanto, no contexto da reflexologia, “reflexo” é usado no sentido de reflectir ou de uma imagem de espelho. Estes reflexos podem ser encontrados nas plantas dos pés, funcionando como pequenos “espelhos” que reflectem o organismo inteiro.
A reflexologia ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo, permeando todas as células e tecidos. No caso de esta energia ficar bloqueada, a parte do corpo correspondente ao bloqueio é afectada. Os bloqueios de energia no corpo humano reflectem-se numa ou mais zonas localizadas nos pés. Utilizando técnicas específicas de pressão, estes bloqueios podem ser detectados através da sensação de dor ou da presença de “áreas granulosas”, também frequentemente conhecidas como depósitos de cristais. Estes depósitos aparecem nas partes dos pés que correspondem à parte do corpo que se encontra em desequilíbrio.
O que a trata a Reflexologia Podal?
As técnicas de pressionar e massajar, ensinadas na reflexologia, têm por fim dissipar os bloqueios de energia e quebrar as estruturas cristalinas. Estimulando o sistema linfático e o aparelho circulatório e promovendo a libertação de toxinas, a Reflexologia é uma terapia extremamente eficaz no tratamento de casos de:
stress;
cansaço;
tensão emocional/muscular.
E, tal como acontece na acupunctura, pode ser empregue como medida de prevenção das doenças.
Em que consiste o tratamento?
A sessão de reflexologia é realizada pelo terapeuta profissional, no decorrer de uma hora. No início do tratamento é preparado um banho de sais terapêuticos com água quente, onde os pés do paciente repousam e relaxam e, logo depois, dá-se o início da massagem. Esta, funciona através da aplicação de pressão com o(s) dedo(s) pelo profissional, de forma controlada, em pontos no pé que contém terminações nervosas e que, são correspondentes a vários órgãos do corpo. O intuito é o de procurar desequilíbrios de energia que, se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele.
Assim, ao estimular essas terminações, há favorecimento do processo de auto-cura e ocorre, também o aumento da produção de óxido nítrico, que é um composto importante para o organismo, já que possui propriedades vaso-dilatadoras e analgésicas.
A reflexologia consiste num método que é, ao mesmo tempo, terapêutico e preventivo. No entanto, é importante ressaltar que, a reflexologia podal não substitui o tratamento médico convencional.