AURÍCULOTERAPIA

O que é?

A auriculoterapia é um método terapêutico (especialidade da acupunctura), que se baseia no princípio de que a orelha representa um feto de cabeça para baixo, considerando que pontos específicos no pavilhão auricular podem ser cruciais para o tratamento de diversas doenças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma terapia de micro-sistema, precisamente porque uma parte do corpo, neste caso a orelha, é a representação do corpo, como um todo. É pouco invasiva e atua nos planos físico, mental e emocional.

Cada ponto corresponde a uma parte do corpo e, pode apresentar reacções através de mudanças morfológicas, de coloração ou de maior sensibilidade ao toque, em casos de doenças. Inclusivamente, tais alterações podem acontecer antes mesmo da condição se manifestar.

A estimulação dos pontos deste micro-sistema, pode ser realizada através de agulhas, magnetos, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho… sendo, deste modo, que se atingem os benefícios da auriculoterapia.

Como a ciência evidencia:
“A terapia tem como foco a orelha, devido à presença de nervos espinhais do plexo cervical e alguns ramos dos nervos vago e simpático, podendo ter efeito na modulação do sistema nervoso central. Assim, quando estimulamos essas ramificações nervosas, podemos ter uma pequena estimulação do sistema nervoso com efeitos biológicos, como relaxamento e analgesia”.

A sua aceitação tem vindo a aumentar consideravelmente, entre os pacientes, principalmente por causa dos seus reconhecidos benefícios.

Auriculoterapia
Auriculoterapia

O que trata a auriculoterapia?

A auriculoterapia é recomendada para alívio de dores e para sintomas físicos e emocionais, actuando como coadjuvante, no tratamento de diversas doenças e condições clínicas.

Em Medicina Tradicional Chinesa, a auriculoterapia constitui um importante método de tratamento, sendo, recorrentemente, utilizada em conjunto com a acunpunctura, tuina, fitoterapia, entre outros.

As principais indicações da auriculoterapia são:

  • Dores agudas e crónicas;

  • Enxaqueca;

  • Insónia;

  • Transtornos emocionais, como ansiedade e depressão;

  • Vícios, incluindo tabagismo;

  • Distúrbios funcionais digestivos;

  • Compulsão alimentar;

  • Retenção de líquidos;

  • Patologias funcionais urogenitais;

  • Alergias, especialmente as respiratórias;

  • Problemas motores.

A técnica também pode ser útil para perda de peso, por isso, também é recomendada para pacientes obesos. A explicação para sua contribuição nesses casos está na sua capacidade de estimular o funcionamento intestinal e de ajudar a controlar o apetite.

Auriculoterapia
Auriculoterapia

Como é feita a auriculoterapia?

O primeiro passo para o tratamento é uma consulta com o profissional especializado, que irá identificar os principais sintomas e, a partir disso, compreender quais os órgãos afetados.

Em seguida, será realizada a selecção dos pontos mais adequados para o tratamento.

Diversas são as formas de realizar pressão sobre esses pontos durante a sessão. As mais comuns são:

  • Agulhas filiformes - aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;

  • Agulhas intradérmicas – inseridas superficialmente na pele, devem manter-se durante cerca de 7 dias;

  • Esferas magnéticas - coladas na pele, ao longo de, aproximadamente, 5 dias.

  • Sementes de mostarda - coladas na pele, durante 5 dias.

Auriculoterapia
Auriculoterapia

Quais são os pontos da auriculoterapia?

Existem diferenças significativas entre a escola francesa e a chinesa de auriculoterapia. A primeira registou 43 pontos, enquanto a última descreveu mais de 200.

É preciso ressaltar ainda, a presença de variações anatómicas normais, de pessoa para pessoa, o que pode dificultar a identificação das estruturas. Deste modo, é de essencial que, haja um amplo conhecimento e experiência prática, por parte do profissional, para que a auriculoterapia seja executada de forma adequada.

Auriculoterapia
Auriculoterapia

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões necessárias para que o paciente desfrute dos benefícios esperados dependerá muito de cada caso. Quadros mais leves, podem começar a apresentar melhoria desde a primeira aplicação, enquanto outros precisarão de um maior estímulo para promoção do efeito esperado.

Em geral, podem ser recomendadas até 10 sessões. O profissional pode orientar, ainda que, o paciente realize a terapia periodicamente, a cada seis meses ou um ano, segundo a necessidade de cada um.

Auriculoterapia
Auriculoterapia

Quem pode fazer?

Esta é uma das grandes vantagens da auriculoterapia: O tratamento pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da idade, sendo recomendado para crianças, adultos e idosos.

Contudo, a auriculoterapia deve ser utilizada com cautela, em pacientes:

  • que apresentem imunidade reduzida;

  • pacientes diagnosticados com HIV ou diabetes;

  • pacientes que tomam anticoagulantes;

  • pacientes com alguma infecção activa.

Pesquisas realizadas, por autores chineses, sobre a segurança do tratamento com auriculoterapia, demonstrou que o efeito adverso mais comum é uma pequena irritação no local, mal-estar, pequenos sangramentos e náusea, presentes em menos de 5% dos pacientes tratados.

Conheça os benefícios!

Em suma, os benefícios da auriculoterapia são a melhoria dos sintomas tratados, em especial da dor. A terapia também contribui para alívio dos sintomas emocionais, associados a diversas doenças, inclusivamente, pode actuar diretamente sobre problemas como a depressão e a ansiedade.

O método possui muitas vantagens, das quais se destacam:

  • Fácil aplicação;

  • Ampla variedade de indicações;

  • Método indolor;

  • Raros efeitos colaterais.

PREÇÁRIO

€10

AURICULOTERAPIA
MTC
MTC
* Duração do tratamento: 30 min