CHINESA
MEDICINA TRADICIONAL
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema médico completo que, tem sido utilizado ao longo de milhares de anos, para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Os primeiros documentos escritos, acerca da MTC, datam de 2 mil anos a. C.
Há registos referentes a fitoterapia e a acupunctura, incluindo a teoria, a prática, o diagnóstico e o tratamento, em textos clássicos antigos.
A MTC baseia-se na ideia de qi, a energia vital do corpo e que, circulando livremente nos meridianos (canais), por todo o corpo, mantém em equilíbrio a saúde física, mental, emocional e espiritual do indivíduo.
A Medicina Tradicional Chinesa contribui para restaurar o equilíbrio e a harmonia entre as opostas forças Yin e Yang, as quais podem bloquear o qi, causando doença. Por outro lado, quando Yin e Yang estão em equilíbrio, a pessoa sente-se serena e com energia.
Como funciona a MTC?
Em MTC, a doença surge devido a alterações no normal fluir de qi que, por sua vez se relaciona também, com desequilíbrios entre Yin e Yang. Estas mudanças devem-se a três principais causas:
fatores patogénicos externos (Vento, Frio, Calor, Secura, Humidade…);
emoções (Tristeza, Preocupação, Medo, Raiva, Euforia…);
estilo de vida (alimentação, exercício físico, profissão…).
Através da utilização de diversos métodos terapêuticos, é objectivo da MTC, estimular os próprios mecanismos de cura do organismo. Assim, cada tratamento pode incluir uma ou várias destas técnicas:
Acupunctura
Moxabustão
Fitoterapia
Dieta
Tuina – massagem chinesa
Ventosas
Exercícios de Qigong e/ou Taiji, os quais combinam movimento e meditação.
A visão holística concebe os órgãos internos, não como estruturas individuais, mas sim como um complexo sistema interconectado. Em MTC, o qi circula pelos sistemas de órgãos através dos meridianos. Apesar dos seus nomes específicos – Coração, Baço, Pulmão, Rim e Fígado -, estes cinco sistemas correspondem a muito mais do que partes individuais do corpo. Por exemplo, o Baço relaciona-se com a digestão mas também, com o sangue e com o útero, ou o Coração que representa, tanto o a mente/cérebro como a parte emocional.
A sua consulta será realizada por um profissional qualificado que, num primeiro momento, lhe fará questões acerca do seu historial clínico e realizará uma análise física, tentando procurar sinais de desequilíbrio. O profissional irá examinar a sua pele, a língua, o cabelo e unhas, assim como outras partes do corpo, desde o brilho/vitalidade do seu olhar à cor das suas unhas, irá realizar palpação do pulso e/ou abdómen e escutar a sua voz, para determinar qual ou quais dos seus sistemas de órgãos estão afectados. De seguida, o profissional irá combinar várias terapias, das acima referidas, no sentido de corrigir os desequilíbrios e restaurar a sua saúde.
O que poderei esperar de uma primeira consulta?
De que condições trata a MTC?
Ao longo de séculos, são incontáveis as condições patológicas que, puderam contar com a intervenção da MTC para serem tratadas. Cientistas asiáticos e ocidentais estudam, permanentemente, a efectividade deste completo sistema médico, no tratamento de várias doenças.
No caso de condições patológicas severas, deve certificar-se que é igualmente acompanhado, por um profissional de medicina convencional. Deverá sempre comunicar informações relativas à medicação, fitoterapia ou suplementos que, fazem parte do seu dia-a-dia. Algumas das condições em que a MTC é amplamente utilizada incluem:
depressão;
artrite;
dor lombar;
desordens de infertilidade em mulher/homem;
problemas menstruais;
desordens digestivas, tais como Síndrome do Cólon Irritável;
obesidade;
diabetes e complicações associadas;
recorrentes infecções urinárias;
náuseas e vómitos;
insónia.
A MTC também representa um tratamento efectivo nas seguintes condições:
alergias;
asma;
efeitos secundários de quimioterapia;
efeitos secundários de AVC;
sinusite/rinite;
adições;
dor generalizada ou localizada;
sintomas de menopausa;
problemas de sono;
stress/ansiedade;
infecções (respiratórias, urinárias, vaginais);
obstipação.
No caso de lhe ser prescrita fitoterapia, a sua toma deverá ser sempre acompanhada por um profissional, especialmente em casos de gravidez ou amamentação.
Será seguro que encontre um profissional qualificado e experiente, que possa garantir-lhe um tratamento cómodo e seguro.
Em consulta de medicina alopática, refira sempre que fitoterapia e suplementos está a tomar.